Bem estar

A importância do teste do olhinho

Grande parte dos casos de cegueira tem seu início na infância. A estimativa hoje é de que haja no mundo cerca de um milhão e meio de crianças cegas. Por isso, os cuidados com a visão do bebê devem mobilizar a família. 


A visão é uma função sensorial complexa e necessita de estímulos, considerando que o desenvolvimento global da criança se processa de forma integrada e harmônica.
O amadurecimento das funções sensoriais, psicológicas e motoras está interligado, e a visão funciona como desencadeadora do desenvolvimento de várias áreas como o controle da coluna cervical, a linguagem e a afetividade.


Reflexo vermelho - A catarata congêntia – quando o cristalino fica opaco –, é uma das principais causas de cegueira evitável. Antes de deixar o hospital, o bebê deve fazer o “teste do olhinho”. Neste teste, um aparelho que emite uma luz vermelha será aproximado de cada um dos olhos da criança. A visão está normal quando os dois olhos apresentam um reflexo vermelho brilhante. Quando há algum problema, a luz não atinge a parte de trás do olho e não temos a visão do olho vermelho. Além de detectar a catarata congênita, o reflexo vermelho também permite rastrear doenças oculares graves como o retinoblastoma e o glaucoma congênito.


O exame do olhinho deve ser incluído na avaliação da criança, desde o nascimento até os três anos de idade. Solicite o “teste do reflexo vermelho” também na primeira consulta do bebê depois de deixar o hospital, e novamente nas consultas do segundo, sexto, nono e décimo segundo mês de vida. Depois do primeiro ano até o terceiro aniversário é suficiente fazer o exame a cada seis meses. Você também pode ajudar em casa, observando o comportamento do seu bebê. Repare se ele acompanha os objetos e se ele não esbarra muito nos móveis. A visão é muito importante para a qualidade de vida da criança, e a detecção precoce é o melhor caminho para o sucesso de qualquer tratamento.

Voltar para listagem

Bem-vindos ao nosso espaço dedicado ao bem-estar, à vida saudável e à qualidade de vida. Aqui vamos aprender como é fácil viver de forma saudável, sem pensar como sacrifício, mas sim como uma nova forma de viver cuidando mais dos do nosso corpo e espírito.