Bem estar

A importância de uma alimentação saudável e equilibrada

Se alimentar de forma saudável e equilibrada é essencial para garantir qualidade de vida. Isso porque, além de fornecer energia e bem-estar geral, através de uma boa alimentação é possível prevenir e combater doenças, manter o peso corporal saudável e ter um bom desenvolvimento físico.

Um cardápio balanceado ajuda o sistema imunológico; melhora o humor e a memória; reduz o cansaço e o estresse; aumenta a qualidade do sono; previne o envelhecimento precoce da pele; melhora o sistema digestivo; e fornece disposição e mais energia para as atividades diárias.

Uma alimentação saudável requer quantidades certas, sem exageros e também sem exclusões e alimentos que forneçam ao corpo: proteínas, carboidratos, gorduras, fibras, cálcio vitaminas e outros minerais. A diversidade de grãos, verduras, legumes e frutas deve fazer parte das refeições do dia a dia. É importante também evitar o consumo de alimentos industrializados. Na maioria das vezes, eles são compostos de substâncias que prejudicam o nosso organismo, como corantes, conservantes, sódio e açúcar em grandes quantidades.

Outras dicas importantes são: ter horários para se alimentar; substituir biscoitos e bolachas por frutas; optar por farinha integral, no lugar da branca, valendo para o consumo de bolos, pães e massas; incluir gorduras saudáveis como coco, abacate, manteiga ou ghee, castanhas, cacau e ômega 3; e evitar frituras.


Confira mais algumas dicas para uma alimentação saudável!


1 - Ao invés do açúcar refinado, utilize xilitol, açúcar de coco ou melado;

2 - Evite refrigerantes e sucos industrializados;

3 - Prepare refeições com menos sal;

4 - Coma 1 a 2 porções de frutas por dia;

5 - Beba 2 litros de água diariamente;

6 - Não pule suas refeições;

7 - Evite o consumo de embutidos e queijos amarelos;

8 - Não consuma líquidos durante as refeições;

9 - Evite bebidas alcoólicas;

Voltar para listagem

Bem-vindos ao nosso espaço dedicado ao bem-estar, à vida saudável e à qualidade de vida. Aqui vamos aprender como é fácil viver de forma saudável, sem pensar como sacrifício, mas sim como uma nova forma de viver cuidando mais dos do nosso corpo e espírito.