Bem estar

Cinco motivos para lembrar de tomar água

Quem nunca ouviu que precisamos ingerir pelo menos dois litros de água por dia? A água representa cerca de 70% do peso total do corpo do ser humano e é essencial para que todas as funções do nosso organismo sejam realizadas adequadamente.

De acordo com inúmeras pesquisas, ao longo de 24 horas perdemos em média dois litros de água através da transpiração, urina, respiração e outras funções vitais. Por isso, em dias mais quentes ou durante a prática de exercícios físicos, quando transpiramos muito, é necessário realizar a reposição.

Para se ter ideia da importância da água no nosso organismo, indivíduos desidratados apresentam menor volume de sangue que o normal, o que acaba atrapalhando o funcionamento do coração. Além disso, a falta de água pode causar fraqueza, tontura, dor de cabeça, fadiga e, se for muito prolongada, levar à morte.

Uma dica para se manter bem hidratado é ter sempre uma garrafa de água por perto, pois a reposição de líquidos deve ser frequente e independente da sensação de sede. Para aqueles que acham que dois litros é demais, a boa notícia é que a ingestão diária pode ser suprida com outras fontes, como sucos, água de coco, leite, frutas, chás e sopas. Confira outros motivos para não deixar de beber água.


1- Regula a temperatura corporal: durante a prática de exercícios físicos ou quando o clima está muito quente, a água do organismo é liberada pela transpiração para regular a temperatura e evitar que nosso organismo esquente demais ou sofra alterações térmicas bruscas.

2 - Desintoxica o corpo: a água ajuda na prevenção e no tratamento de infecção urinária. Além disso, junto as fibras alimentares, a água ajuda a formar e hidratar o bolo fecal, evitando que ele fique ressecado e, como consequência, cause constipação intestinal. Também auxilia na respiração, pois dilui o muco, o que facilita a expectoração de resíduos pulmonares.

3 - Absorção e transporte de nutrientes: a água auxilia na absorção e transporte de nutrientes e glicose.

4 - Rins livre de pedras: beber muita água é uma ótima estratégia para prevenir os cálculos renais. Quanto maior a fluidez do líquido filtrado pelos rins, menor a probabilidade de a urina concentrar partículas sólidas que, agrupadas, dão origem às pedrinhas.

5 - Deixa a pela mais bonita: a água promove a revitalização das células através de um processo de hidratação. Isso faz com que a pele fique mais bonita e descame menos.

Voltar para listagem

Bem-vindos ao nosso espaço dedicado ao bem-estar, à vida saudável e à qualidade de vida. Aqui vamos aprender como é fácil viver de forma saudável, sem pensar como sacrifício, mas sim como uma nova forma de viver cuidando mais dos do nosso corpo e espírito.