No Brasil, cerca de 300 mil casos de infarto agudo do miocárdio são registrados por ano. "> Dia mundial do coração - 29 de setembro | O plano global de saúde da sua família

Bem estar

Dia mundial do coração - 29 de setembro

No dia 29 de setembro é comemorado o dia mundial do coração. A data tem por objetivo alertar e conscientizar a população sobre a importância de manter hábitos saudáveis e preservar a saúde do coração.

Assim como qualquer órgão do corpo, o coração será saudável se o corpo também for, assim manter hábitos saudáveis com certeza vão trazer benefícios para o coração. Para isso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a prática de atividades físicas aliada a uma alimentação balanceada, com baixa concentração de sódio e açúcar, além de acompanhamento médico e nutricional. Alguns fatores de risco são determinantes para a ocorrência das doenças, tais como diabetes, hipertensão, tabagismo, estresse, obesidade, doença da tireoide, colesterol alto e histórico familiar.

“Meio bilhão de pessoas no mundo e 14 milhões no Brasil são acometidas por doenças cardiovasculares. O problema é grave porque essas doenças são responsáveis por mais de 30% das mortes no país. São mais de 380 mil óbitos todos os anos no Brasil, cerca de mil mortes por dia. Esses números expressivos preocupam, sobretudo diante de doenças que poderiam ser prevenidas e tratadas. É um assunto de absoluta relevância, um problema de saúde pública”, alerta Marcelo Queiroga, presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Proteja seu coração

- Praticar exercícios físicos fortalece do coração, aumenta a circulação, diminui a pressão arterial e por consequência deixa o coração mais forte e diminui o seu esforço para manter a circulação sanguínea.

Fazer trinta minutos de caminhada, pelo menos três vezes por semana, já é benéfico ao coração.

- Ter uma alimentação saudável faz com que o colesterol e as gorduras diminuam no organismo e não afetem o funcionamento do coração ou das veias que são responsáveis por levar o sangue bombeado pelo coração para o resto do corpo.

Para isso, mantenha uma alimentação saudável, sem gorduras ou frituras, dando preferência às carnes brancas e inserindo vegetais, folhas e legumes nas refeições.

Evite o consumo excessivo de açúcar, massas, pães e alimentos industrializados e troque a sobremesa calórica por uma fruta. É preciso estar atento para não ingerir de bebidas alcoólicas em excesso.

Além disso, é importante visitar seu cardiologista periodicamente. Mesmo pessoas que nunca tiveram problemas relacionados a coração podem sofrer de alguma doença, que pode muitas vezes não ser perceptível, como alterações no ritmo do coração, hipertensão arterial e colesterol alto.  

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