Descarte de medicamentos vencidos ou em desuso, incluindo as embalagens, devem ser feitos em pontos de coleta, sejam eles drogarias, farmácias ou outros pontos

"> Saiba como descartar corretamente os remédios vencidos? | O plano global de saúde da sua família

Bem estar

Saiba como descartar corretamente os remédios vencidos?

Você sabia que jogar remédios no lixo comum ou no vaso sanitário é uma atitude que pode prejudicar o meio ambiente e também prejudicar a sua saúde?

As substâncias químicas que compõem os medicamentos podem contaminar a água e o solo, intoxicando e afetando o desenvolvimento de plantas e animais. Estas substâncias também podem interagir e matar as bactérias usadas para tratar o esgoto e prejudicar as bactérias que decompõem o lixo.

Além disso, ao serem despejados no ralo, os remédios vão parar nos sistemas de tratamento de esgoto doméstico que depois chegam aos rios, lagos e mares. Ou seja, a água que chega até nós pode conter fragmentos dos remédios, e apresentar qualidade duvidosa.

No caso dos antibióticos, eles podem fortalecer as bactérias com as quais interagem na água  tornando-as resistentes ao remédio. Hormônios podem ser danosos, principalmente em homens, e pessoas com pré-disposição genética para o câncer em contato com água contaminada por substâncias derivadas da vitamina A estão em grande risco.

Uma pesquisa realizada pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas e Bioquímicas Oswaldo Cruz comprovou que grande parte das pessoas não sabe o que fazer com as sobras medicamentos. O estudo entrevistou 1.009 pessoas na cidade de São Paulo e revelou que apenas 2,7% dos entrevistados já haviam recebido alguma orientação sobre o assunto. O levantamento constatou ainda que 75,32% das pessoas descartam a medicação no lixo doméstico e 6,34% jogam na pia ou no vaso sanitário. Além disso, 92,5% nunca questionaram sobre a forma correta de fazer o descarte.

SAIBA COMO E ONDE DESCARTAR OS MEDICAMENTOS NO VÍDEO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE NO LINK ABAIXO
https://www.youtube.com/watch?v=di9VQEbff8A&feature=emb_logo


Ministério da Saúde

Voltar para listagem