Descarte de medicamentos vencidos ou em desuso, incluindo as embalagens, devem ser feitos em pontos de coleta, sejam eles drogarias, farmácias ou outros pontos
">
Você sabia que jogar remédios no lixo comum ou no vaso sanitário é uma atitude que pode prejudicar o meio ambiente e também prejudicar a sua saúde?
As substâncias químicas que compõem os medicamentos podem contaminar a água e o solo, intoxicando e afetando o desenvolvimento de plantas e animais. Estas substâncias também podem interagir e matar as bactérias usadas para tratar o esgoto e prejudicar as bactérias que decompõem o lixo.
Além disso, ao serem despejados no ralo, os remédios vão parar nos sistemas de tratamento de esgoto doméstico que depois chegam aos rios, lagos e mares. Ou seja, a água que chega até nós pode conter fragmentos dos remédios, e apresentar qualidade duvidosa.
No caso dos antibióticos, eles podem fortalecer as bactérias com as quais interagem na água tornando-as resistentes ao remédio. Hormônios podem ser danosos, principalmente em homens, e pessoas com pré-disposição genética para o câncer em contato com água contaminada por substâncias derivadas da vitamina A estão em grande risco.
Uma pesquisa realizada pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas e Bioquímicas Oswaldo Cruz comprovou que grande parte das pessoas não sabe o que fazer com as sobras medicamentos. O estudo entrevistou 1.009 pessoas na cidade de São Paulo e revelou que apenas 2,7% dos entrevistados já haviam recebido alguma orientação sobre o assunto. O levantamento constatou ainda que 75,32% das pessoas descartam a medicação no lixo doméstico e 6,34% jogam na pia ou no vaso sanitário. Além disso, 92,5% nunca questionaram sobre a forma correta de fazer o descarte.
SAIBA COMO E ONDE DESCARTAR
OS MEDICAMENTOS NO VÍDEO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE NO LINK ABAIXO
https://www.youtube.com/watch?v=di9VQEbff8A&feature=emb_logo
Ministério da Saúde
Voltar para listagem
Bem-vindos ao nosso espaço dedicado ao bem-estar, à vida saudável e à qualidade de vida. Aqui vamos aprender como é fácil viver de forma saudável, sem pensar como sacrifício, mas sim como uma nova forma de viver cuidando mais dos do nosso corpo e espírito.
1. COVID-19, O MOMENTO CERTO DE IR AO HOSPITAL
2. A importância de uma alimentação saudável e equilibrada
3. Saiba como podemos o fortalecer o nosso sistema imunológico
4. O perigo dos aditivos químicos nos alimentos industrializados
5. Cinco motivos para lembrar de tomar água
6. SAIBA COMO USAR E HIGIENIZAR AS SUAS MÁSCARAS DE TECIDO
7. E sua pressão, como está?
8. Brasileiros higienizam alimentos de forma inadequada na pandemia
9. Saúde mental: o que fazer em tempos de Novo Coronavírus?
10. Nove coisas que você precisa saber sobre tireoide e gestação