O Guia de Atividade Física para a População Brasileira traz as primeiras recomendações e informações do Ministério da Saúde sobre atividade física para que a população tenha uma vida ativa, promovendo a saúde e a melhoria da qualidade de vida.

"> Ministério da Saúde disponibiliza Guia de Atividade Física para a População Brasileira | O plano global de saúde da sua família

Bem estar

Ministério da Saúde disponibiliza Guia de Atividade Física para a População Brasileira

No mês de junho o Ministério da Saúde lançou o primeiro Guia de Atividade Física para a População Brasileira.

O guia desenvolvido pela Secretaria de Atenção Primária à Saúde, do Ministério da Saúde, foi elaborada em parceria com a Universidade Federal de Pelotas, com cerca de 70 pesquisadores, além de técnicos do Ministério e da Organização Pan-Americana de Saúde.

Segundo Alex Florindo, pesquisador da USP, “o guia é extremamente importante para embasar políticas e ações públicas de promoção de atividade física e incentivar a população a se exercitar, para que todos sejam ativos fisicamente no dia a dia e, portanto, mais saudáveis”.

Já é sabido que a prática regular de atividades físicas previne doenças como câncer, diabete, obesidade, cardiopatia e eventos de acidente vascular cerebral; além de diminuir a mortalidade por todas as causas. Além disso, estudos epidemiológicos recentes descrevem o efeito dessa prática na prevenção de casos graves de covid-19.

No Guia, a atividade física é abordada em todos os ciclos de vida - crianças, adolescentes, adultos e idosos, - em algumas condições - gestantes e pessoas com deficiência -, além do destaque para a Educação Física Escolar. Também são esclarecidos alguns conceitos importantes como o de atividade física e de seus domínios, o de exercício físico e o de comportamento sedentário.

Direcionado à população brasileira, o guia tem como foco a promoção da saúde por meio da atividade física. Para conhecer as recomendações de atividade física, é preciso ler o Capítulo 1 - Entendendo a Atividade Física e o Capítulo para o seu ciclo de vida ou condição. Durante sua construção, revisou-se a literatura científica e ocorreram diversos momentos de conversa com os setores relacionados, especialistas e a população, além de consulta pública, originando essa versão oficial.

Exemplares impressos do guia serão distribuídos às Secretarias de Saúde de todo o país. O arquivo para download pode ser acessado no site do Ministério da Saúde no link abaixo.

Veja a seguir os assuntos tratados no guia:

Capítulo 1 - Entendendo a Atividade Física

Capítulo 2 - Atividade Física para Crianças até 5 Anos

Capítulo 3 - Atividade Física para Crianças e Jovens de 6 a 17 anos

Capítulo 4 - Atividade Física para Adultos

Capítulo 5 - Atividade Física para Idosos

Capítulo 6 - Educação Física Escolar

Capítulo 7 - Atividade Física para Gestantes e Mulheres no Pós-Parto

Capítulo 8 - Atividade Física para Pessoas com Deficiência

Link para download:

https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_atividade_fisica_populacao_brasileira.pdf

fonte: Ministérios da Saúde / Agência Brasil / Jornal da USP


Voltar para listagem