Estação de sol e praia, no verão é preciso tomar alguns cuidados

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Bem estar

Saiba como cuidar da saúde no verão

Verão é a época do ano em que as altas temperaturas exigem cuidados redobrados com a exposição ao sol e com o que comemos e bebemos.

Além de doenças graves de pele, as queimaduras são riscos que podem estragar as férias. Com as crianças, então, que têm pele bem mais sensível, o cuidado deve ser ainda maior.

Para se manter saudável durante todo o verão, não deixe de conferir estas dicas!

Cuidados com o sol - Antes de sair para o sol passe um filtro solar adequado para sua pele e na volta um hidratante (gel de aloe vera é excelente). Se for usar bronzeador, cuidado para não usar um sem filtro solar. E não se esqueça do boné, chapéus de aba longa ou viseiras para proteger a cabeça e os óculos escuros de boa qualidade que ofereça proteção contra os raios UVA e UVB.

Alimentação mais leve

Um dos primeiros cuidados deve ser com a alimentação. Coma pouca carne, frituras ou coisas gordurosas. Procure consumir alimentos leves, como frutas e verduras, que são de mais fácil digestão. Além do que comer, também devemos ter mais cuidado com a higiene e procedência dos alimentos, pois com o calor intenso as chances de contaminação aumentam.

Ao comer fora de casa fique atento à refrigeração e preparo do alimento. Comidas de rua, especialmente, devem ser evitadas, pois em geral nesses locais não é possível manter a refrigeração adequada. Sem falar que a procedência dos alimentos e a higiene em sua preparação são desconhecidas.

Beba mais líquidos

Durante o verão a dica é triplicar a vigilância com a hidratação. Os profissionais de saúde recomendam que se consuma pelo menos dois litros de água por dia. A recomendação é não esperar sentir sede para beber água, pois, quando o corpo chega nesse estado, já está em um limite perigoso de desidratação.

Refrigerantes e sucos artificiais devem ser evitados porque contêm muito açúcar e aditivos que não fazem bem à saúde.

Realize atividades físicas

Os exercícios físicos ao ar livre devem ser realizados preferencialmente pela manhã, até as 10h. A intensidade da atividade física deve ser reduzida, pois ela aumenta os batimentos cardíacos e estimula a produção de calor no corpo. É recomendável também priorizar as atividades aeróbicas, como correr e pedalar, em detrimento da musculação.

Use roupas leves

Outra dica importante é utilizar roupas frescas e abertas para facilitar a transpiração durante o exercício, pois é por meio do suor que o organismo regula a temperatura do corpo.

Fonte: https://idec.org.br/     https://www.ebc.com.br/

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