Do cultivo até o descarte, o tabaco prejudica o meio ambiente de maneiras que vão muito além dos efeitos da fumaça que os cigarros lançam no ar.

"> Tabaco: Ameaça ao Nosso Meio Ambiente | O plano global de saúde da sua família

Bem estar

Tabaco: Ameaça ao Nosso Meio Ambiente

Este foi o tema da campanha do Dia Mundial Sem Tabaco que ocorreu no dia 31 de maio. A campanha além de alertar para os prejuízos que o uso do tabaco e a exposição ao fumo passivo causam na saúde pulmonar, levando a doenças respiratórias crônicas como asma e bronquite e ao câncer de pulmão, também chama a atenção para a conscientização pública sobre o impacto ambiental do tabaco, desde o cultivo, passando pela produção, a distribuição e os resíduos.

O impacto prejudicial da indústria do tabaco sobre o meio ambiente é vasto e crescente, adicionando uma pressão desnecessária aos recursos já escassos e frágeis ecossistemas de nosso planeta.

O tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas a cada ano e destrói nosso meio ambiente, prejudicando ainda mais a saúde humana, através do cultivo, produção, distribuição, consumo e resíduos pós-consumo.

A OMS divulgou alguns dados que exemplificam o impacto ambiental anual causado pela indústria do tabaco durante a fabricação de seus produtos:  600.000.000 árvores cortadas;  84.000.000 toneladas de emissões de gás carbônico (CO2) liberadas no ar, elevando as temperaturas globais, além de 22.000.000.000 litros de água usados.

A campanha do Dia Mundial sem Tabaco 2022, anunciada pela Organização Pan-americana de Saúde (OPAS), traz as seguintes-chave:

– O tabaco prejudica o meio ambiente: cultivo, fabricação e uso do tabaco envenena água, solo, praias e ruas das cidades com produtos químicos, resíduos tóxicos, bitucas de cigarro, incluindo micro plásticos, e resíduos de cigarros eletrônicos. Não caia na tentativa da indústria do tabaco de tentar mascarar seus danos ambientais através de doações para iniciativas de sustentabilidade e relatórios sobre os “padrões” ambientais que muitas vezes eles mesmos estabelecem.

– A indústria do tabaco está lucrando com a destruição do meio ambiente e precisa ser responsabilizada pela e obrigada a pagar pelos resíduos e danos, inclusive para cobrir as despesas da coleta desses resíduos.

– Parar de fumar para salvar nosso planeta: A fumaça do tabaco contribui para maiores níveis de poluição do ar e contém três tipos de gases de efeito estufa.

– Governos e formuladores de políticas devem apoiar os produtores de tabaco a mudar para meios de subsistência alternativos e mais sustentáveis para reduzir o impacto ambiental do cultivo, cura e fabricação de tabaco enquanto continuam a implementar medidas para seu controle.

 

Fonte: https://bvsms.saude.gov.br/   -   https://www.paho.org/

Voltar para listagem